Pular para o conteúdo principal

A outra face da África



Provavelmente, ao ouvir falar da África, você vai prontamente imaginar a fome, pobreza, miséria, AIDS, ou então pirâmides, múmias, faraós, leões, etc.. Mas o certo é que existe muito mais na África do que muitos podem imaginar.

 O continente se tornou nos últimos anos um importante destino de turistas, principalmente em busca de contato com a natureza e com figuras históricas, como as misteriosas pirâmides de Gizé. Mas ao chegar nas metrópoles africanas, podemos ter uma baita surpresa ao nos depararmos com estruturas gigantescas, encontradas em poucos lugares no mundo. 

A África do Sul é o país africano com maior concentração de riqueza, devido a quantidades abundantes de ouro e se consolida hoje como importante destino turístico mundial. Nessa reportagem, daremos um passeio pelo país do eterno Nelson Mandela. País esse que aprendeu com o tempo a respeitar as diferenças étnicas e crescer exponencialmente na base da união de seu povo. Além da África do Sul, daremos uma passada por outros países africanos com suas belezas da engenharia moderna. Vamos ver a bela Torre de Cairo, no Egito e as grandiosidades do Marrocos.
 

Para começar a viagem, que tal um Hotel 6 estrelas? O nosso primeiro destino é Suncity, onde fica um complexo hoteleiro que abriga o hotel The Palace of Lost City, que até pouco tempo atrás era o único hotel 6 estrelas do mundo, e se encontra justamente na África do Sul. O hotel conta com 338 quartos, um SPA, quadras de esportes, cassino, parque aquático, uma capela para casamentos, clubes infantis, serviços de safáris e nos arredores do hotel, existe uma selva com 25 hectares. Dentro da mata, existem cascatas, lagos, piscinas e diversas opções de lazer. Agora as imagens desse oásis africano.





 
 
Depois desse suntuoso hotel, nossa próxima parada é a cidade de Durban. Essa cidade foi palco da Copa do Mundo de 2010 e seu estádio até hoje é uma atração a parte. Nele, foi erguida uma estrutura central que conta um bonde de passeio. Com isso, turistas podem ver toda a cidade e o lindo litoral dos surfistas e ainda olhar para baixo e ver a grande estrutura do estádio, construído especialmente para a copa. Abaixo uma imagem do litoral de Durban e seu magnífico estádio.
 




 
 
Agora ainda na África do Sul, vamos para a famosa Cape Town (Cidade do Cabo). Essa também foi uma das sedes da copa do mundo e abriga a conhecida prisão de Robben Island, que se encontra numa ilha e foi o local onde Mandela ficou preso por muitos anos. Nessa cidade, existe a Table Mountain (Montanha da Mesa), onde se chega através de um bonde e de lá, existe uma deslumbrante visão de toda a cidade. Abaixo as imagens de Cape Town, seu estádio, o bonde e a vista da cidade, ode se pode perceber a Table Mountain.
 
 
 


 
Para encerrar nossa viagem pela África do Sul, vamos para a cidade de Johanesburgo, que é uma das capitais do país (que conta com três capitais). Essa é de longe a maior cidade do país, e movimenta grande parte do PIB Sul Africano. Nela, temos importantes obras da engenharia, muitas feitas para a copa do mundo e que são constantemente usadas pela população. Entre os destaques da cidade, temos a ponte que passa cima por várias linhas de trem, a Universidade de Johanesburgo, o Museu do Apartheid, a torre de transmissão de TV da cidade. Confira imagens de Johanesburgo e o maior estádio do continente, que abrigou a final da Copa do Mundo de Futebol.
 
 



 

 
Agora saindo da África do Sul e pegando um avião lá para o extremo norte africano, chegamos ao Egito, país que enfrenta intensas crises políticas hoje, mas que conta com muitas belezas. As mais conhecidas são as pirâmides de Gizé, que até hoje não existe explicação de como foram construídas, e a Esfinge. Mas indo para a cidade de Cairo, capital do país, vemos uma obra muito bonita da engenharia moderna: A Torre de Cairo. A torre se encontra perto do gigantesco rio Nilo, e tem mais de 180 metros de altura. Foi construída no formato de uma flor de lótus, que é um símbolo importante do Egito. A torre possui um restaurante rotativo que proporciona uma vista de toda a região de Cairo. Sua rotação completa dura cerca de 70 minutos.
 


 
 

Para fechar nossa viagem pela África que não conhecemos, chegamos ao Marrocos. País localizado no Noroeste do continente africano e possui uma ligação com a Europa, fazendo fronteira com a Espanha pelo estreito de Gibraltar. É no Marrocos que será realizado o Mundial de Clubes da FIFA deste ano. Vamos conhecer agora a sua cidade mais populosa, Casablanca. Nela encontramos um mega shopping Center, de fazer inveja a muitos países europeus. O Moroco Mall é simplesmente fantástico. Conta com um aquário gigantesco bem em seu centro e conta com aproximadamente 14 milhões de visitantes por ano. Outro ponto que chama atenção na cidade é a mesquita de Hassan II, desenhada pelo arquiteto francês Michel Pinseau, e emite lasers a 200 metros de altura, podendo ser vistos a vários de quilômetros de distância. Confira imagens de Casablanca.
 

 


 
 
 
É certo que a África ainda é um continente de muita pobreza e mazelas, mas devemos ter em mente que a África não é só isso. Ela é terra de gente humilde e acolhedora. É terra de belezas naturais deslumbrantes. E terra de grandes obras da engenharia também. Vamos dar valor às belezas que a África nos oferece.
 
Essa reportagem pode ser encontrada no Site www.engenhariae.com.br
 

Comentários