Pular para o conteúdo principal

M&P - Julgamento de Capitu

     Music & Poems - Elephant Gun

 Para quem assistiu a minissérie Capitu, uma adaptação da obra Dom Casmurro do Machado de Assis, certamente se lembrará bem da música Elephant Gun, que fazia parte da trilha sonora da minissérie. Mesmo quem não leu o livro com certeza já ouviu falar da grande discussão da literatura Brasileira, que é: Capitu traiu ou não seu amado Bentinho com o melhor amigo dele, Escobar? Vamos então ver alguns dos principais argumentos de acusação e também motivos pra acreditar na inocência dela.



ACUSAÇÃO
  1. Capitu sempre foi dissimulada e soube sair de diversas situações até mesmo com mentiras que saiam quase naturalmente.
  2. Um dia Bentinho resolveu ir assistir Otelo no teatro e convidou Capitu para o acompanhar. Ela disse que não estava se sentindo bem e que ia ficar em casa. Ele foi sozinho e retornou mais cedo, e ao chegar em casa encontrou Escobar em companhia de Capitu. Não se sabe se ele estava chegando ou saindo, mas Bentinho afirma que ela parecia muito mais disposta.
  3. Eles demoraram bastante para terem filhos e quando tiveram, Bentinho sempre reparou na semelhança do pequeno Ezequiel com o seu amigo Escobar.
  4. Bentinho reparou Capitu chorando no velório de Escobar, e notou que ela parecia demasiadamente triste com a morte do amigo.

DEFESA
  1. Logo no começo do livro existe um alerta quanto a veracidade dos relatos, pois o livro é escrito pelo próprio Bentinho muitos anos após a ocorrência dos fatos.
  2. Bentinho desde pequeno tinha ciúmes obsessivos de Capitu, não gostava nem que ela ficasse a reparar no vendedor de cocadas.
  3. O filho do casal, Ezequiel, tinha mania de imitar os outros. Como Capitu e Bentinho eram muito próximos de Escobar e Sancha, pode ser que a semelhança vista do filho com Escobar fosse devido a imitação de Ezequiel ao amigo do pai.
  4. Nunca houve nenhum flagrante ou prova concreta da traição da esposa.


      Confesso que a cada vez que li o livro tive uma sensação diferente, mas admito que não se pode confiar integralmente em alguém com ciúmes doentios, que pensa em envenenar uma criança e que escreveu o livro em primeira pessoa (o que da corda a toda essa discussão). Um trecho da música diz All that is left is all that I hide (Tudo o que sobrou é tudo o que eu escondo). E de fato, a resposta definitiva nunca existirá, pois nem o próprio Bentinho descobriu se a traição realmente existiu ou não. 
      Saindo dessa discussão, logo abaixo a música Elephant Gun da banda Beirut, e também minha cena favorita da minissérie e do livro, que é referente ao capítulo O Penteado




O Penteado - Capitu (Minissérie da Globo)






O que você acha? Capitu traiu Bentinho ou não?

Comentários