Pular para o conteúdo principal

My Favorite - Black Mirror



     Se você procura uma série diferente de basicamente todas as outras no ar atualmente, que seja inteligente, viciante e crítica, você tem que assistir Black Mirror; série britânica antológica que busca polemizar sobre muitos temas que já são debatidos na sociedade moderna com a velocidade com que a tecnologia avança em nossas vidas, muitas vezes sem nós percebermos. A séria faz um exercício de imaginação sobre como seria nosso cotidiano no futuro com o advento de ferramentas tecnológicas que muitas vezes podem parecer benéficas mas que no fundo tiram um pouco da nossa humanidade.
     O criador da série, Charlie Brooker, em entrevista ao jornal The Guardian explicou o porquê do título da série: "Se a tecnologia é uma droga então quais são precisamente os efeitos colaterais? Este espaço (entre apreciação e desconforto) é onde Black Mirror, minha nova série de televisão, está localizada. O 'espelho negro' do título é um que você encontrará em todas as paredes, em todas as mesas, na palma de toda mão: a fria e brilhante tela de uma TV, um monitor ou um smartphone."
     A série tem muitos bons episódios, em especial dois: O primeiro episódio da primeira temporada, The National Anthem (O hino nacional), onde o Primeiro Ministro do Reino Unido tem que enfrentar uma situação extrema após o sequestro de uma integrante da Família Real. E o primeiro da terceira temporada, Nosedive (Queda livre), onde as redes sociais se tornam centro da vida em sociedade de uma forma que os likes passam a ser a nova forma de segregação social. Esses dois episódios são pra mim os melhores da série até agora, mas todos fazer refletir sobre algum aspecto diferente sobre os 'lados ruins' que podem ser trazidos com a comodidade das novas tecnologias. 
     Uma menção honrosa ao personagem Waldo, do terceiro episódio da segunda temporada chamado The Waldo Moment (Momento Waldo). Esse episódio não poderia ser mais atual com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Na série, um boneco azul chamado Waldo dublado por um comediante faz piadas sobre a classe política e se candidata a prefeitura de uma cidade com um discurso de anti-política, sem propostas mas que faz o povo rir e atrai os "votos de protesto". Mais parecido com o mundo real impossível, já que a maior democracia do mundo elegeu recentemente um boneco laranja com um cabelo esquisito, que faz piada de tudo, ofende a todos, e com um discurso de anti-política conseguiu "votos de protesto" suficientes pra fazer das eleições Americanas uma grande piada de mau gosto.
    My favorite TV Serie de hoje é Black Mirror, pelo seu conteúdo, produção e relevância. Lembrando que todos os episódios da série podem ser encontrados na Netflix.





Waldo Trump

Comentários