Pular para o conteúdo principal

My Favorite - 13 Reasons Why


      Nem sei por onde começar a falar sobre essa série fantástica lançada recentemente pela Netflix e que se tornou um sucesso imediato e tema de grandes discussões importantíssimas para a atualidade. O post pode conter leves spoilers (mas bem de leve mesmo). Pra quem não sabe, Thirteen Reasons Why trata sobre o suicídio de uma jovem chamada Hannah Baker, onde antes de se matar, ela deixa 13 fitas contando os treze motivos que a fizeram se matar. A produtora executiva da série é a cantora e atriz Selena Gomez, que encampa essa bandeira contra o Bullying.
      A série choca em diversos momentos pela forma explícita com que aborda diversos temas e nunca suaviza cena nenhuma. Temos cenas de estupro, a cena do suicídio, espancamentos, etc.. Todas cenas fortíssimas e que evidenciam o desejo dos diretores de realmente chocar e fazer refletir sobre cada um desses motivos que fizeram Hannah se matar. E é incrível como todos já passaram por pelo menos um dos assuntos abordados nas fitas, seja praticando algum deles ou sofrendo. Essa é uma das razões pela qual a série tem sido criticada por psicólogos mundo afora. Muitos acreditam que a série pode ser um fator desencadeador de suicídio se assistida por alguém que esteja passando por problemas graves como os retratados, visto que Hannah coloca a responsabilidade de sua morte sobre aqueles que não agiram da forma que ela gostaria ou a fizeram mal. A série expõe a situação da personagem como um beco sem saída, e que o único caminho que existia seria a morte. Por esses motivos, muitos profissionais acreditam que pessoas em situações parecidas podem se sentir encorajadas a seguir o mesmo caminho.
      Já quem defende a série, relata exatamente o outro lado da moeda, pois quem assiste 13RW diversas vezes identifica que pratica diversas vezes alguma daquelas atitudes relatadas meio que naturalmente sem perceber que pode machucar profundamente o outro. Ou então passa a observar melhor e ser mais atencioso com as pessoas que nos cercam, em casa, na faculdade, no trabalho... Qualquer pessoa ao nosso redor pode estar passando por problemas dificílimos, gritando por ajuda e não sabem ou não tem a quem recorrer. Por isso um ponto muito positivo da série é colocar quem assiste nos pés de Hannah Baker. É impossível não se sensibilizar em algum momento da história da protagonista. 
       Por tudo isso falado, toda a discussão que  trouxe para o debate, por atuações muito boas dos atores e uma direção e produção corajosas; é que 13 Reasons Why está nesse post do My Favorite. A seguir o clipe da música Only You de Selena Gomez criada para a série. Mais abaixo um trailler da série e ainda um clipe de Cold Water.

Antes de terminar queria deixar registrado a qualquer pessoa que eu possa ter machucado de alguma forma, minhas sinceras desculpas. E ainda queria dizer a todos, em especial meus amigos que lêem o blog, que podem contar comigo pro que precisarem. Vocês sempre terão em mim alguém que possam contar pra qualquer momento e qualquer dificuldade! Tmj 
     







Comentários