Pular para o conteúdo principal

Ode à Mentira

      O ser humano mente em média 200 vezes por dia, e muitas dessas vezes pra si mesmo. Se todos mentem rotineiramente, por que a Mentira é vista de forma abominável, quase como um crime? Será que é possível viver sem ter que mentir em momento algum? Como seria a vida se ninguém mentisse? Nesse post faremos uma saudação sincera à mentira, ferramenta essencial para a vida em sociedade.
       Não se trata aqui de fazer apologia a mentira, até por que ninguém precisa disso pra mentir. Só precisa da situação certa ou da pergunta inoportuna. Se trata, sim, de mostrar que todos mentimos sobre as mais diversas coisas e não há vergonha nisso.



"Quase todas as mentiras são provocadas. As principais culpadas são as perguntas que se fazem."

Miguel Esteves Cardoso

       E isso é um fato. Nem sempre as outras pessoas estão dispostas realmente a ouvir a verdade para determinadas perguntas (e raramente estão). Imagine algum amigo lhe perguntar por que você não respondeu alguma mensagem, ou por que não retornou aquela ligação e você responder que não estava disposto a ouvir seus problemas naquele momento ou então que tá cansado de aturar sua presença ultimamente? Poderia ser verdade, mas pra manter a amizade você responde que não viu a ligação, que o celular descarregou, etc. Mentiu, mas errou?

"E, afinal de contas, o que é uma mentira? 
É apenas a verdade mascarada." 
George Lord Byron

       Mascarar a verdade é mentir, ou é adaptar a mentira ao que o outro quer ou precisa ouvir? Veja que o ato de mentir é decorrente sempre de quem recepta a mensagem. Se você se dirige a outrem que compreende, apoia e não te julga, sua necessidade de mascarar a verdade é fatalmente minimizada. E o ponto principal é muitas vezes esse julgamento do ouvinte. As pessoas julgam umas as outras em questão de segundos e formam uma opinião muito rapidamente sobre o outro sem ter conhecimento total sobre determinado assunto, ou do que se passa na vida do outro. 

"As mentiras mais cruéis são frequentemente ditas em silêncio."

Robert Stevenson

         As mentiras mais perversas são silenciosas, de fato. Mentir pra evitar o julgamento de quem não lhe conhece inteiro e não lhe entende é quase um ato-reflexo. Mas mentir pra si mesmo é um reflexo de insegurança perante o mundo ou uma forma de tentar se encaixar no molde que alguém ou a sociedade querem impor. Mentir pra si mesmo só fere exclusivamente você próprio e fortalece os padrões. Essa sim, é uma mentira inaceitável.

"Uma verdade que é dita com má intenção derrota todas as mentiras que possamos inventar."

William Blake

          Uma verdade maliciosa, que tem intenção de machucar, difamar ou diminuir o outro é muito mais baixa e infame que muitas mentiras




          Como dito anteriormente, esse Ode à Mentira não se trata de fazer apologia ao ato de mentir, por que sabemos que existem muitas mentiras ardilosas e feitas deliberadamente para induzir o outro ao erro. Esse post é pra desmistificar o pensamento geral de que mentir é obrigatoriamente ruim. Não é! Mentir é muitas vezes necessário e compreensivo. Ainda mais na sociedade hipócrita que infelizmente ainda fazemos parte. Tomara que um dia ninguém mais precise mentir. Que todos aceitem o outro como ele é, sem julgamentos ou preconceitos. Que todos aceitem ouvir mais antes de tacarem suas pedras. Que todos respeitem opiniões ou visões de mundo diferentes. Nesse dia, a média de mentiras certamente cairá, pois as máscaras não serão mais necessárias. 







Comentários