Pular para o conteúdo principal

Insônia


 Quem me conhece sabe bem que essa palavra não faz parte do meu cotidiano. Insônia porque? Alguns a tem por não conseguir esquecer os problemas do dia, pela conta atrasada, pelo fim de um relacionamento, alguns por peso na consciência, outros por motivos de saúde. Enfim, são diversos motivos que podem tirar o sono de alguém. No meu caso foi apenas um momento de nostalgia que me levou a olhar para trás e pensar em uma das coisas mais complexas que existe: o Tempo. 
       Todos, em algum momento da vida, ao ver uma foto antiga ou ao ouvir uma música que traz lembranças de algum acontecimento, já dissemos "poxa, parece que foi ontem!". É natural que passemos por esses momentos e também é certo que eles se repetirão várias vezes mais. Mas como disse o motivo da Insônia não era nostalgia. O motivo foi pensar em como estou gastando os maiores bens que existem, que são o tempo e a vida, coisas essas intimamente ligadas. 
       Gastar bem o tempo não é fazer apenas o que quer, pois de fato temos obrigações inevitáveis do cotidiano. O que propus pra mim mesmo nessa noite "perdida" foi "Reciclar meu Tempo". Isso significa tirar da vida o espaço das coisas menores. Esquecer irritações, estresse, fofocas ou problemas. Se pararmos pra pensar bem, já tivemos inúmeros problemas ao longo da nossa vida. Mas estamos aqui, certo? Significa que de alguma forma, tudo se resolveu. "Todas as coisas acontecem de uma única maneira", dizia meu orientador Dr. Dean Kashiwagui. De fato, tudo de bom e de ruim que passamos na vida aconteceu para fazer de nós a pessoa que somos hoje. Sabendo disso, pra que perder precioso tempo da vida com preocupações? 
       Outro ponto importante dessa "Reciclagem" é pessoal. Esse ponto cada um tem seu tempo para conseguir realizar, mas certamente quem o faz da um bom passo para viver melhor. E isso diz respeito a conhecimento próprio e desapego da opinião alheia. Cada um de nós é único e isso é o que nos torna fascinantes. Temos formas próprias de pensar, agir, de ver a vida, diferentes gostos musicais e culinários. Perder tempo da vida se importando com o que os outros pensam a respeito do que fazemos é tão inútil quanto perder tempo tentando mudar os outros. É preciso que conheçamos primeiramente a nós mesmos e também é fundamental aceitar todos que estão ao nosso redor da maneira que são. Se ocupar de mudar os outros só trará frustração e amargura.
    Para finalizar, é preciso saber que os melhores momentos da vida são sempre aqueles imprevisíveis, espontâneos e simples. Pode ser ouvir uma música ao lado de uma pessoa que te faz bem. Tomar um banho de lago num dia de Domingo qualquer. Cantar com os amigos até o dia nascer. Ver o sol se por. Escutar o barulho do mar... Aproveitar cada instante, cada sussurro, cada curva, cada cor, cada cheiro! Essa é a maior tarefa a se realizar, para um dia olhar pra trás e ao invés de lamentar o tempo que passou, sorrir e pensar consigo mesmo que cada segundo valeu a pena. 
       Como diria Charlie Chaplin, a vida é muita para ser insignificante! 


Comentários