Pular para o conteúdo principal

O que falta é Oportunidade

    Com a polêmica em torno da ausência de negros pelo segundo ano consecutivo dentre os indicados ao Oscar, como pode ser claramente visto na foto do tradicional almoço no Beverly Hilton Hotel  com todos os indicados de 2016 (veja a foto aqui), foi criado um clima de tensão racial em torno da premiação desse ano. Spike Lee, um importante diretor de cinema, anunciou que boicotará a premiação se abstendo de participar, o que gerou uma adesão de diversos artistas negros como por exemplo da Jada Smith. 
    Alguns defendem a criação de num prêmio exclusivo para privilegiar as minorias como forma de equalizar essa situação. Eu particularmente acho que essa questão de "cotas", quaisquer que sejam, são formas de perpetuar a segregação não acabá-la. Portanto, compartilho da opinião da grande Viola Davis, atriz negra que estrela How to get away with murder e ganhou um prêmio Emmy recentemente e em seu brilhante discurso de agradecimento deu o caminho para resolver essa questão sem favorecimentos ou "ajudinhas". Afinal ninguém quer ganhar algo apenas por ganhar. O merecimento é uma questão fundamental para qualquer conquista verdadeira e significativa. 
    Como disse Viola Davis, o que falta para negros e negras (e estendo aqui para todas as etnias e minorias) é Oportunidade. Não dá pra negros serem indicados ao Oscar por papéis que simplesmente não existem. É impossível se destacar se os diretores e roteiristas, por exemplo, não ponham negros em papéis importantes e relevantes nos filmes e séries. Essa é a questão fundamental. Dar o caminho para os grandes atores e atrizes negros que existem para que eles possam se destacar e estarem mais presentes nas futuras premiações. O que falta não é um "Black Oscar". Isso seria uma expressão do próprio racismo. Reitero aqui as brilhantes palavras de Viola: É preciso Oportunidade. A seguir o vídeo do discurso da Viola ao receber o prêmio de Melhor Atriz de Série pelo Emmy. Por sinal, Viola Davis foi a primeira mulher negra a receber esse prêmio.



Comentários