Pular para o conteúdo principal

#BlackLivesMatter

 
     Mais uma vez nos Estados Unidos é escancarada a segregação racial da sociedade que tantas vezes fica encoberta por uma espessa camada de hipocrisia. Uma grande tensão ocorreu no país após a divulgação de dois vídeos chocantes expondo a morte de dois homens negros por policiais brancos onde em ambos os casos as vítimas se encontravam dominadas ou sem oferecer perigo algum aos policiais que agiram com truculência e covardia. Essa tensão e toda a revolta despertada por esses casos criaram uma onda de protestos que resultaram na morte de cinco policiais brancos após um atirador negro ficar fora de controle e resolver "vingar" a morte dos dois homens brutalmente assassinados. Ocorre que os policiais mortos não tinham nada a ver com os policiais que mataram os inocentes anteriormente. Ao perder a cabeça e apelar para a violência aleatória contra "policiais brancos", o atirador recorre a uma atitude que ele mesmo é contrário, que é a retaliação através de violência racial indiscriminada. 
     Não há como negar que existe sim uma cultura de discriminação contra negros e uma reação mais violenta da polícia contra essas pessoas. Isso não ocorre apenas nos Estados Unidos, no Brasil também é comum. Ser negro já é grande fator de culpabilidade e suspeição em qualquer incidente. Mas essa cultura deve ser combatida com uma mudança pacífica, através de educação, atitudes firmes dos governantes e principalmente do repúdio de todos a atos violentos qualquer que seja a cor da pele da pessoa, afinal somos todos de uma mesma raça: a HUMANA; e como tal temos que aprender a nos tratarmos como iguais. Só assim essa cultura lamentável de discriminação racial será erradicada.

     A seguir, as músicas They don't care about us, de Michael Jackson, que fala exatamente sobre esses incidentes; e Glory, trilha sonora de Selma e interpretada por John Legend. E mais abaixo, uma frase do grande Mandela que nos dá o caminho para acabarmos com esse Apartheid disfarçado em que vivemos hoje.






Comentários

  1. "Somos todos iguais e diferentes", respeito deve ser a palavra mais ensinada a nossas crianças! Parabéns pelo texto" Não a intolerância e ao preconceito!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário