Pular para o conteúdo principal

A Velocidade do Amor

 

      Quão rápida é a velocidade da luz? Exatos 299.792.458 metros por segundo. Agora quem é capaz de precisar a velocidade com que a vida pode mudar diante de eventos dos mais variados? A velocidade de uma mensagem pode mudar um sentimento. A velocidade de uma bala pode acabar uma vida. A velocidade de um beijo pode mudar uma história. A velocidade de uma palavra pode acabar com um sonho. Mas a velocidade de um julgamento pode deixar marcas indeléveis em qualquer um.
    É incrível perceber como a vida se alterna entre bons e maus momentos numa rapidez tão impressionante que nos acostumamos a ignorar essa sucessão de boas e más notícias e apenas viver um dia após o outro sem se preocupar muito que por melhor que seja o instante que se encontra, algo de ruim certamente está no horizonte. E o contrário felizmente é válido. Não podemos nunca nos abater por achar que os problemas que nos cercam são impossíveis de serem resolvidos. Sempre há solução. 
     A velocidade dos bons momentos é como um Fórmula 1. Rápida e implacável. Horas se tornam segundos quando se está bem. O tempo é esquecido quando se está fazendo algo bom, e ele quase que por ciúmes passa mais rápido só pra fazer-se notado. Já quando a tristeza chega, o tempo resolve ser eterno. Nessas horas, ele se deleita ao ouvir as súplicas para que passe mais rapidamente. 
       Porém quem já se sentiu julgado por outra pessoa ou por um um grupo maior de pessoas sabe a sensação diferente que dá quanto ao passar do tempo. O tempo congela, meio que para ecoar na mente mais intensamente a dor de ver suas atitudes sendo reprovadas ou mal vistas por outras pessoas. Uma das razões de sermos constantemente julgados socialmente vem das religiões com seus dogmas e doutrinas rígidas criadas para criar culpa na mente de pessoas que muitas vezes só querem seguir o coração. Mas nos olhos de 'pregadores' que falam supostamente em nome de Deus, cada passo da vida tem que ser dado segundo as leis da igreja.
        Ora, a igreja segue a mesma fonte que é a bíblia. Por que existem igrejas que condenam mais e outras que acolhem mais? Se a fonte é igual, por que existem interpretações diferentes? Se existe interpretação, existe escolha. E isso é uma lei fundamental da vida: ESCOLHA. Todos temos total controle das nossas vidas desde antes do nascimento até o momento de partir. Nada interfere em nossas vidas além do poder das nossas escolhas. Não existe chance. Não existe acaso. Não existe destino. Apenas nós mesmos somos capazes de mudar o ambiente em que nos encontramos, e não o contrário.  
         Já que a velocidade com que as coisas acontecem não pode ser controlada, que aprendamos então a controlar o que acontece em nossas vidas, sem deixar que religiões ou opiniões alheias nos dominem. Que essa imagem de Deus Castigador arcaica e ultrapassada seja esquecida e dê lugar a verdadeira imagem de Deus, aquele que acolhe, que ama, que morre em nosso lugar só pra perdoar os nossos pecados. Afinal, a velocidade do amor é sem dúvidas muito maior que a velocidade dos julgamentos estúpidos que ainda existem nos dias de hoje.

         Por fim um trecho da música Take me to Church:

"Leve-me à igreja
Eu adorarei como um cão no santuário de suas mentiras
Irei lhe contar meus pecados
Assim você poderá afiar sua faca
Ofereça-me essa morte imortal
Bom Deus, deixe-me dar-te minha vida"




Comentários