Pular para o conteúdo principal

My Way or No Way



Do meu jeito ou de jeito nenhum. 

Pode parecer arrogante ou um pouco cabeça dura, mas é apenas um lema simbólico pra uma virada de chave que o ano que se renova representará. 

Esse post não é daqueles clichês reflexivos de fim de ano, onde fazemos milhões de promessas vazias e listas de desejos para o ano que está por vir. Muito embora essa época seja sim uma chance de reflexão sobre não apenas o ano que se passou, mas também da vida de uma forma mais ampla. 

É aí que então surgem os questionamentos: 

Nós estamos escolhendo os rumos que damos a nossa vida ou estamos tomando as decisões de acordo com o que os outros esperam de nós? 

Estamos vivendo com nossas prioridades corretas? 

Estamos tentando agradar a quem, a outros ou a nós mesmos? 


Chega um momento na vida que devemos parar com o equilibrismo com as expectativas de quem está ao nosso redor e abraçar nossas próprias expectativas. 

Não é egoísmo, não é insensibilidade. Apenas significa que temos apenas uma vida para realizar milhões de sonhos e desejos. Apenas uma chance de ser e fazer o que nosso coração mandar. Se por acaso nossa forma de ser possa incomodar alguém, por mais próximo que seja essa pessoa, não devemos titubear em escolher o PRÓPRIO CAMINHO. 

Nada nem ninguém pode nos impedir de trilhar a rota que um dia porventura decidamos seguir, por mais que possa parecer ruim ou errática. Cabe a cada um, individualmente, decidir o que é bom ou ruim. Quebrar a cara também, faz parte do aprendizado.

A verdadeira lista de desejos de ano novo de todos nós deveria ser a seguinte:

- Ser feliz consigo mesmo, antes de qualquer coisa;
- Ter saúde para enfrentar os desafios da vida;
- Ser agregador e conciliador, respeitando as decisões dos outros e sabendo ouvir;
- Ter coragem de tomar as próprias decisões;
- Ser fiel aos princípios que regem nossas vidas;
- Ter paciência nos momentos de dificuldades para não magoar quem está perto;
- Ser generoso com aqueles que precisam de ajuda;
- Ter discernimento para distinguir os que te querem bem daqueles que te fazem mal;
- Ser piedoso com os ignorantes, afinal eles só sabem ser assim.

Vamos todos abrir o ano com um astral de renovação. Fazer aquilo que queremos, sem postergar projetos e sonhos. Sem querer agradar a pessoas que por mais que sejam próximas, não calçam seus sapatos para saber o quanto seus calos apertam. 

Jogar fora coisas velhas, os remorsos, as tralhas e os sentimentos mesquinhos. Desapegar de quem faz mal e do que não serve mais. Buscar estar perto de quem nos traz luz, por que de trevas o mundo já está cheio. 

É tempo de bater no peito, levantar a cabeça e mostrar a quem quiser nossa humilde companhia que TER respeito, empatia e educação são requisitos mínimos pra SER humano.

Agora é Do meu jeito ou de jeito nenhum. 




Comentários