Pular para o conteúdo principal

M&P - Sociedade Polarizada


Music & Poems - Madonna

     Polarização é a concentração em extremos opostos. Pode ser uma concentração de ideias, grupos, interesses, atividades, etc. Talvez esta seja a palavra que melhor defina o mundo hoje: POLARIZAÇÃO. Em diversos aspectos da vida na atualidade, as pessoas tomam a cada dia posições mais extremadas em relação aos mais triviais aspectos do cotidiano. Por mais bobo que seja o assunto, as pessoas assumem suas trincheiras e rapidamente apontam as artilharias para quem ousar pensar de forma diferente. Pode ser uma posição política, pode ser uma visão sobre o mundo ou pode ser uma novela ou um reality show, não importa. O importante é ter opinião e rotular ou diminuir os que discordem.
     O mais incrível é que hoje, ao se debater algo, o mérito da questão é o que menos importa. Não se procura entender o lado contrário ou até aceitar que para uma mesma questão pode sim existir um outro lado que você mesmo não consiga ver. As pessoas querem ter razão, não ter diálogo. Todos querem ouvir seu próprio pensamento saindo pela boca dos outros. O mundo está cheio de pessoas que julgam possuir a verdade absoluta no bolso e esses sempre acreditam indubitavelmente que estão se posicionando no lado certo da polarização. 
     Estes são os alicerces do comportamento de indivíduos polarizados, presos nas bolhas de suas versões de mundo e que nunca conseguirão ter a visão abrangente de quem tem a humildade de abrir a mente e compreender que por mais certo que eu julgue estar, o outro sempre vai ter algo valioso a me ensinar; da mesma forma que apesar de se no meu entender o outro esteja equivocado, ele não merece ser rotulado ou atacado por qualquer coisa que este defenda.
     Na música que inspira este post, Extreme Occident, Madonna fala sobre a vida e esses extremos que se acentuam a cada dia, levando as pessoas para longe umas das outras. Na música ela fala que foi "ao extremo direito e ao esquerdo" para tentar recuperar seu "centro de gravidade". E este é o grande problema em uma sociedade polarizada: encontrar a posição de equilíbrio sem se perder nesta guerra insana de pessoas acostumadas a apontar dedos e julgar como errado tudo o que for diferente.
      O segredo pra passar por este momento é não perder a firmeza de defender sua essência. A vida é um círculo. Não estar incluído em nenhum lado é a maior prova que não se está perdido. Não se deixar polarizar pode ser um caminho doloroso, mas é o preço que se paga pra poder enxergar o panorama completo da história.






Comentários