Pular para o conteúdo principal

Black Sheep



      Praticamente toda família ou grupo de pessoas tem sua “ovelha negra”, seu membro destoante do ordinário. Mas afinal, será que o emprego dessa expressão para descrever alguém diferente do padrão é necessariamente um adjetivo com viés de negatividade? 

      Esta expressão existe em diferentes línguas e sua origem é bastante antiga. Os genes responsáveis por dar tonalidade escura a lã das ovelhas são genes recessivos. Por isso, o nascimento de ovelhas negras é algo raro e era associado na antiguidade a animais doentes ou defeituosos. Devido a esse fato, esses animais eram normalmente sacrificados muitas vezes até como oferenda aos deuses para o "bem do rebanho".

      Esse desconforto com tudo o que pode parecer diferente para algum grupo de pessoas gerou na história da humanidade diversos casos de intolerância, genocídio e atrocidades. As pessoas em geral gostam da comodidade de suas rotinas e tem aversão a tudo aquilo que por algum motivo chame atenção ou provoque uma mudança de comportamento ou pensamento. 

-Por que buscar entender um ponto de vista diferente se eu já possuo o meu? 
-Por que vou agir de forma diferente se eu sempre fui do jeito que sou? 
-Por que vou mudar minha vida se já estou velho?
-Por que vou dizer a verdade se sempre menti?
-Por que vou ser quem eu quero se é mais fácil ser quem os outros querem que eu seja?

      A inércia que mantém as pessoas imobilizadas se torna mais forte a cada dia que se mantém parado. Pessoas ordinárias com atitudes comodistas que propagam sua estagnação, não movem o mundo. São as "ovelhas negras" que movem o mundo! São essas pessoas que transformam realidades, buscam soluções, propõem reflexão e não se importam com os olhares daqueles acostumados ao marasmo.

      Voltando a pergunta do início deste texto: Essa expressão é necessariamente um adjetivo com viés de negatividade? 
   
      Na verdade ser taxado como ovelha negra é o maior elogio que uma pessoa pode receber em sua existência. Um adjetivo que carrega as dores e os preconceitos que possa se sentir por ser diferente dos padrões. Uma expressão que relembra do propósito no mundo de fugir do senso comum e trilhar o próprio caminho. Um "xingamento" que alimenta o sentimento de que pessoas com mentes pequenas merecem nada mais do que misericórdia. 
    Como bem diria Rita Lee, 

"Agora é hora de você assumir e sumir
Baby, baby
Não vale a pena esperar
Tire isso da cabeça
E ponha o resto no lugar"

     Quem não consegue reconhecer as virtudes dos outros e enxerga apenas a "cor da sua lã", não merece o privilégio de ocupar os espaços valiosos no coração e na mente especial de uma ovelha negra.






Comentários